Lançamento do Livro: PRUDENTE DE MORAIS: A ESCOLA NA MEMÓRIA DE SEUS PROFESSORES

Lançamento do Livro: “ Prudente de Morais: a Escola na memória dos seus professores”


No dia 23 de abril de 2013, às 20 horas, no Espaço Cultural Conceição ocorreu o lançamento do livro editado em comemoração aos 70 anos do educandário Prudente de Morais.

O livro, nas palavras da Diretora Ana Rufino, visa divulgar a História encantadora da Escola Prudente de Morais que está ligada diretamente às origens do desenvolvimento comercial de Osório, à implantação da “Companhia de Navegação” e à “Viação Férrea” e o local onde desembarcavam passageiros e mercadorias era no “Porto Lacustre” surgindo, então uma população numerosa e a necessidade de uma escola.

O governo havia criado em 1942 o Grupo Escolar de Passinhos, o qual, em 1944, é transferido para o Porto Lacustre e a escola recebe o nome Grupo Escolar Prudente de Morais. Inicia com turmas de 1º ano, em seguida passa a ter turmas até o 4º ano. Na década de 50 verificou-se o progresso da escola com a ampliação do nº de alunos e o avanço no que diz respeito as ações pedagógicas envolvendo a comunidade.

Nesse mesmo local, em 1961 foi criado a Escola Industrial Abramo Eberle

Em 1987 inicia a trajetória do curso profissionalizante, primeiramente é aprovado o curso de Auxiliar Técnico em Eletricidade. Sete anos depois é implantado o Curso Técnico em Eletrotécnica ( 1995 ).

Em 1988 houve a fusão das escolas Prudente de Morais e do CACT (Centro de Artes Ciências e Tecnologia). São inseridas no currículo as técnicas.

Nas décadas de 80 e 90 a escola se destacou nos esportes, especialmente no basquete sob a coordenação do professor Celso Gomes.Momento de muitas vitórias.

2000 a 2010 foi um período marcado pelos inúmeros projetos inovadores que os professores desenvolveram , alguns premiados no município e no estado trazendo para a escola o título de Instituição Empreendedora.

Nessa década foi também criada a classe específica de surdos -Ensino Médio noturno e temos junto a comunidade surda levantado a bandeira em prol da escola bilíngüe para surdos.

2012- a escola comemora seus 70 anos com uma intensa programação.

Atualmente, a Escola conta com o trabalho de 84 professores e 21 funcionários. Atende 1.300 alunos distribuídos nos turnos da manhã tarde e noite. Do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, oriundos de diversas localidades, distritos e cidades vizinhas.

Através do Plano Estratégico e Administrativo, a escola vem priorizando as ações pedagógicas e fomentando projetos voltados para a construção do conhecimento e para a qualificação profissional.

A escola está acompanhando o processo de mudanças que vem ocorrendo na educação, em sintonia com o desenvolvimento do município

A diretora parabenizou a todos que colaboraram na concretização do projeto de criação do livro alusivo aos 70 anos e agradeceu aos professores e funcionários pelo trabalho que vem executando junto a comunidade escolar.

Nas palavras do professor Seno Schneider, ex-diretor: a Escola Prudente de hoje é fruto do trabalho e do ideal de ontem.

A obra “ PRUDENTE DE MORAIS: a Escola na memória de seus professores” entregue à comunidade osoriense é um registro da comemoração dos 70 anos da escola e, ao mesmo tempo, uma parte da história da educação pública de nossa região.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura

Projeto Trem Bala

Projeto Coleção Olhar de Clio