PLANO ESTRATÉGICO ADMINISTRATIVO 2011
NECESSIDADES IMEDIATAS
Atender a demanda diversificada
“ Priorizar o setor pedagógico “
Oportunizar momentos de reflexão voltados para a aprendizagem dos alunos
Estimular e oferecer condições aos professores para desenvolver projetos
Diminuir índices de repetência e evasão
Continuar as melhorias na infra-estrutura
GARANTIA
Ambiente acolhedor e favorável , apoio ao trabalho docente;
Ações conjuntas;
Parcerias (sintonia/ relação dialógica)
CONSEQUÊNCIAS
Ensino de qualidade
Reconhecimento, respeito e credibilidade
Índices satisfatórios de aprovação
Permanência do aluno na escola
Foco de Trabalho /Escola de referência / Identidade própria / Educação de Qualidade
OBJETIVOS
Ter como foco no Ensino Médio a preparação do aluno para o mercado de trabalho (Escola mediadora entre o conhecimento e o trabalho);
Promover oficinas de teatro, dança, música, artesanato, esportes, ecológicas e de estudos, libras, palestras, encontros, campanhas solidárias, educativas e capacitação aos professores, funcionários, alunos e pais / Projetos;
Divulgar as ações ( jornais e rádios da região), painel informativo, internet e blog;
Buscar a participação e apoio do Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, professores, alunos e funcionários;
Ampliar e atualizar o acervo da Biblioteca, além de dinamizar o espaço visando aproximar os alunos e professores do ambiente de leitura, pesquisa e estudos;
Firmar parcerias com a 11ª CRE, prefeituras, órgãos públicos e privados, empresas, Associação Comercial do Município e entidades filantrópicas;
Promover reuniões periódicas administrativas e pedagógicas, com a participação dos segmentos da escola ;
Otimizar o uso dos Laboratórios e setores da escola;
Organizar laboratórios / salas temáticas (área do conhecimento);
Rever os Planos de Estudos e o Regimento Escolar, atualizando-os conforme a demanda, as necessidades do contexto escolar, e a lei vigente.
PROJETOS E OFICINAS
1. AULA DE REFORÇO: UM COMPROMISSO DE TODOS
O trabalho de reforço, está inserido à proposta da LDB, Cap. II Da Educação Básica, Seção I- Das Disposições Gerais, Art. 24. V. (Extensivo as Séries Iniciais)
2. PROJETO - DE BEM COM A TURMA
Oportunizar trabalhos em equipes e grupos e a mudança na disposição das classes;
Recreio orientado;
Criar um contrato de convivência social com as turmas, definindo normas e regras a serem seguidas por todos os envolvidos;
Esclarecer a turma sobre O Regimento Escolar (direitos e deveres);
3. PROJETO - CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Ação conjunta : professor, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ( Disciplina e Rendimento ).
Oportunizar os professores e funcionários a interagir diretamente com o grupo de colegas como palestrante, compartilhando vivências e experiências de cursos e capacitações , de sala de aula ou do seu setor de trabalho
4. PROJETO – ORIENTAR / SOE
Construir um espaço de diálogo e confiança entre Escola e Família, Orientador com os Professores e Alunos;
5. PROJETO - AÇÃO SOLIDÁRIA
6. PROJETO - FAMÍLIA ATUANTE
Promover / Oportunizar :
• Ciclo de palestras e debates informativas pertinentes à educação de crianças e de adolescentes;
• Momentos de interação dos pais com os professores, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ;
• Desenvolver uma relação dialógica, de acolhimento e compreensão com os pais, para o crescimento e amadurecimento das relações Família – Escola, Pais
7. PROJETO - BIBLIOTECA ESCOLAR DINÂMICA
Oferecer, um ambiente acolhedor e atrativo, que desperte o interesse dos visitantes a leitura e ao desenvolvimento de ações criativas e inovadoras.
ATIVIDADES (sugestão):
Sacola da Leitura
Momento da Leitura
Informatização / Internet
Autor Presente
Feira do Livro
Conservação e Ampliação do Acervo
Campanha de arrecadação de livros
8. PROJETO - MEIO AMBIENTE
Por onde começar?
Colocar em prático os projetos e ações do ano anterior;
9. PROJETO - ARTE EM VALORES: OFICINAS DE INCLUSÃO – DESCOBRINDO VALORES
Manter o grupo de teatro, as técnicas , transformar, incentivar a dança.
10. PROJETO – ESPORTE COMO FORMA DE LAZER, RECREAÇÃO E SAÚDE
Promover e incentivar o convívio esportivo, recreativo e social, oportunizando os alunos a participarem de atividades de iniciação desportiva, treinamentos e competições.
11. PROJETO – ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
Desafio:
Oferecer condições necessárias aos alunos para o desenvolvimento das suas potencialidades.
“Criar uma identidade para o Ensino Médio”
12 PROJETO: SEMANA DO TÉCNICO DE CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Outras ações:
Viabilizar contatos para aquisição de recursos;
Criação do Curso de Eletrônica;
Seminário da Educação profissional;
Rever o projeto “Automação da Escola”;
Reativar o projeto “Economia de Energia Elétrica”
13 PROJETO: A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE ESCOLAR
“Adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento”.
Maria Olyntho
# Atualizar a página da Internet da escola.
# Manter e melhorar o blog estimulando as turmas a participar;
14. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
“A infraestrutura é essencial no desenvolvimento dos estudantes. A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade também são importantes na Educação das crianças”.
Thais Gurgel
Atender a demanda diversificada
“ Priorizar o setor pedagógico “
Oportunizar momentos de reflexão voltados para a aprendizagem dos alunos
Estimular e oferecer condições aos professores para desenvolver projetos
Diminuir índices de repetência e evasão
Continuar as melhorias na infra-estrutura
GARANTIA
Ambiente acolhedor e favorável , apoio ao trabalho docente;
Ações conjuntas;
Parcerias (sintonia/ relação dialógica)
CONSEQUÊNCIAS
Ensino de qualidade
Reconhecimento, respeito e credibilidade
Índices satisfatórios de aprovação
Permanência do aluno na escola
Foco de Trabalho /Escola de referência / Identidade própria / Educação de Qualidade
OBJETIVOS
Ter como foco no Ensino Médio a preparação do aluno para o mercado de trabalho (Escola mediadora entre o conhecimento e o trabalho);
Promover oficinas de teatro, dança, música, artesanato, esportes, ecológicas e de estudos, libras, palestras, encontros, campanhas solidárias, educativas e capacitação aos professores, funcionários, alunos e pais / Projetos;
Divulgar as ações ( jornais e rádios da região), painel informativo, internet e blog;
Buscar a participação e apoio do Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, professores, alunos e funcionários;
Ampliar e atualizar o acervo da Biblioteca, além de dinamizar o espaço visando aproximar os alunos e professores do ambiente de leitura, pesquisa e estudos;
Firmar parcerias com a 11ª CRE, prefeituras, órgãos públicos e privados, empresas, Associação Comercial do Município e entidades filantrópicas;
Promover reuniões periódicas administrativas e pedagógicas, com a participação dos segmentos da escola ;
Otimizar o uso dos Laboratórios e setores da escola;
Organizar laboratórios / salas temáticas (área do conhecimento);
Rever os Planos de Estudos e o Regimento Escolar, atualizando-os conforme a demanda, as necessidades do contexto escolar, e a lei vigente.
PROJETOS E OFICINAS
1. AULA DE REFORÇO: UM COMPROMISSO DE TODOS
O trabalho de reforço, está inserido à proposta da LDB, Cap. II Da Educação Básica, Seção I- Das Disposições Gerais, Art. 24. V. (Extensivo as Séries Iniciais)
2. PROJETO - DE BEM COM A TURMA
Oportunizar trabalhos em equipes e grupos e a mudança na disposição das classes;
Recreio orientado;
Criar um contrato de convivência social com as turmas, definindo normas e regras a serem seguidas por todos os envolvidos;
Esclarecer a turma sobre O Regimento Escolar (direitos e deveres);
3. PROJETO - CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Ação conjunta : professor, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ( Disciplina e Rendimento ).
Oportunizar os professores e funcionários a interagir diretamente com o grupo de colegas como palestrante, compartilhando vivências e experiências de cursos e capacitações , de sala de aula ou do seu setor de trabalho
4. PROJETO – ORIENTAR / SOE
Construir um espaço de diálogo e confiança entre Escola e Família, Orientador com os Professores e Alunos;
5. PROJETO - AÇÃO SOLIDÁRIA
6. PROJETO - FAMÍLIA ATUANTE
Promover / Oportunizar :
• Ciclo de palestras e debates informativas pertinentes à educação de crianças e de adolescentes;
• Momentos de interação dos pais com os professores, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ;
• Desenvolver uma relação dialógica, de acolhimento e compreensão com os pais, para o crescimento e amadurecimento das relações Família – Escola, Pais
7. PROJETO - BIBLIOTECA ESCOLAR DINÂMICA
Oferecer, um ambiente acolhedor e atrativo, que desperte o interesse dos visitantes a leitura e ao desenvolvimento de ações criativas e inovadoras.
ATIVIDADES (sugestão):
Sacola da Leitura
Momento da Leitura
Informatização / Internet
Autor Presente
Feira do Livro
Conservação e Ampliação do Acervo
Campanha de arrecadação de livros
8. PROJETO - MEIO AMBIENTE
Por onde começar?
Colocar em prático os projetos e ações do ano anterior;
9. PROJETO - ARTE EM VALORES: OFICINAS DE INCLUSÃO – DESCOBRINDO VALORES
Manter o grupo de teatro, as técnicas , transformar, incentivar a dança.
10. PROJETO – ESPORTE COMO FORMA DE LAZER, RECREAÇÃO E SAÚDE
Promover e incentivar o convívio esportivo, recreativo e social, oportunizando os alunos a participarem de atividades de iniciação desportiva, treinamentos e competições.
11. PROJETO – ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
Desafio:
Oferecer condições necessárias aos alunos para o desenvolvimento das suas potencialidades.
“Criar uma identidade para o Ensino Médio”
12 PROJETO: SEMANA DO TÉCNICO DE CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Outras ações:
Viabilizar contatos para aquisição de recursos;
Criação do Curso de Eletrônica;
Seminário da Educação profissional;
Rever o projeto “Automação da Escola”;
Reativar o projeto “Economia de Energia Elétrica”
13 PROJETO: A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE ESCOLAR
“Adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento”.
Maria Olyntho
# Atualizar a página da Internet da escola.
# Manter e melhorar o blog estimulando as turmas a participar;
14. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
“A infraestrutura é essencial no desenvolvimento dos estudantes. A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade também são importantes na Educação das crianças”.
Thais Gurgel