PLANO ESTRATÉGICO ADMINISTRATIVO 2011

NECESSIDADES IMEDIATAS


 Atender a demanda diversificada
 “ Priorizar o setor pedagógico “
 Oportunizar momentos de reflexão voltados para a aprendizagem dos alunos
 Estimular e oferecer condições aos professores para desenvolver projetos
 Diminuir índices de repetência e evasão
 Continuar as melhorias na infra-estrutura

GARANTIA
 Ambiente acolhedor e favorável , apoio ao trabalho docente;
 Ações conjuntas;
 Parcerias (sintonia/ relação dialógica)

CONSEQUÊNCIAS
 Ensino de qualidade
 Reconhecimento, respeito e credibilidade
 Índices satisfatórios de aprovação
 Permanência do aluno na escola

Foco de Trabalho /Escola de referência / Identidade própria / Educação de Qualidade

OBJETIVOS
 Ter como foco no Ensino Médio a preparação do aluno para o mercado de trabalho (Escola mediadora entre o conhecimento e o trabalho);
 Promover oficinas de teatro, dança, música, artesanato, esportes, ecológicas e de estudos, libras, palestras, encontros, campanhas solidárias, educativas e capacitação aos professores, funcionários, alunos e pais / Projetos;
 Divulgar as ações ( jornais e rádios da região), painel informativo, internet e blog;
 Buscar a participação e apoio do Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, professores, alunos e funcionários;
 Ampliar e atualizar o acervo da Biblioteca, além de dinamizar o espaço visando aproximar os alunos e professores do ambiente de leitura, pesquisa e estudos;
 Firmar parcerias com a 11ª CRE, prefeituras, órgãos públicos e privados, empresas, Associação Comercial do Município e entidades filantrópicas;
 Promover reuniões periódicas administrativas e pedagógicas, com a participação dos segmentos da escola ;
 Otimizar o uso dos Laboratórios e setores da escola;
 Organizar laboratórios / salas temáticas (área do conhecimento);
 Rever os Planos de Estudos e o Regimento Escolar, atualizando-os conforme a demanda, as necessidades do contexto escolar, e a lei vigente.

PROJETOS E OFICINAS
1. AULA DE REFORÇO: UM COMPROMISSO DE TODOS
 O trabalho de reforço, está inserido à proposta da LDB, Cap. II Da Educação Básica, Seção I- Das Disposições Gerais, Art. 24. V. (Extensivo as Séries Iniciais)

2. PROJETO - DE BEM COM A TURMA
 Oportunizar trabalhos em equipes e grupos e a mudança na disposição das classes;
 Recreio orientado;
 Criar um contrato de convivência social com as turmas, definindo normas e regras a serem seguidas por todos os envolvidos;
 Esclarecer a turma sobre O Regimento Escolar (direitos e deveres);

3. PROJETO - CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
 Ação conjunta : professor, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ( Disciplina e Rendimento ).
 Oportunizar os professores e funcionários a interagir diretamente com o grupo de colegas como palestrante, compartilhando vivências e experiências de cursos e capacitações , de sala de aula ou do seu setor de trabalho
 4. PROJETO – ORIENTAR / SOE
 Construir um espaço de diálogo e confiança entre Escola e Família, Orientador com os Professores e Alunos;

5. PROJETO - AÇÃO SOLIDÁRIA

6. PROJETO - FAMÍLIA ATUANTE
Promover / Oportunizar :
• Ciclo de palestras e debates informativas pertinentes à educação de crianças e de adolescentes;
• Momentos de interação dos pais com os professores, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ;
• Desenvolver uma relação dialógica, de acolhimento e compreensão com os pais, para o crescimento e amadurecimento das relações Família – Escola, Pais

7. PROJETO - BIBLIOTECA ESCOLAR DINÂMICA
 Oferecer, um ambiente acolhedor e atrativo, que desperte o interesse dos visitantes a leitura e ao desenvolvimento de ações criativas e inovadoras.

ATIVIDADES (sugestão):
 Sacola da Leitura
 Momento da Leitura
 Informatização / Internet
 Autor Presente
 Feira do Livro
 Conservação e Ampliação do Acervo
 Campanha de arrecadação de livros

8. PROJETO - MEIO AMBIENTE
Por onde começar?
Colocar em prático os projetos e ações do ano anterior;

9. PROJETO - ARTE EM VALORES: OFICINAS DE INCLUSÃO – DESCOBRINDO VALORES
 Manter o grupo de teatro, as técnicas , transformar, incentivar a dança.

10. PROJETO – ESPORTE COMO FORMA DE LAZER, RECREAÇÃO E SAÚDE
 Promover e incentivar o convívio esportivo, recreativo e social, oportunizando os alunos a participarem de atividades de iniciação desportiva, treinamentos e competições.

 11. PROJETO – ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
 Desafio:
 Oferecer condições necessárias aos alunos para o desenvolvimento das suas potencialidades.
 “Criar uma identidade para o Ensino Médio”

12 PROJETO: SEMANA DO TÉCNICO DE CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Outras ações:
 Viabilizar contatos para aquisição de recursos;
 Criação do Curso de Eletrônica;
 Seminário da Educação profissional;
 Rever o projeto “Automação da Escola”;
 Reativar o projeto “Economia de Energia Elétrica”

13 PROJETO: A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE ESCOLAR
“Adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento”.
Maria Olyntho

# Atualizar a página da Internet da escola.
# Manter e melhorar o blog estimulando as turmas a participar;

14. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
“A infraestrutura é essencial no desenvolvimento dos estudantes. A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade também são importantes na Educação das crianças”.

Thais Gurgel



Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura

Projeto Trem Bala

Projeto Coleção Olhar de Clio