PROJETOS E OFICINAS


PROJETOS E OFICINAS

1. AULA DE REFORÇO: UM COMPROMISSO DE TODOS
§ O trabalho de reforço, está inserido à proposta da LDB, Cap. II Da Educação Básica, Seção I- Das Disposições Gerais, Art. 24. V.

2. PROJETO - DE BEM COM A TURMA
§ Estimular o aluno a e a interagir em grupo e a se organizar para os estudos

§ Oportunizar trabalhos em equipes e grupos e a mudança na disposição das classes

§ Recreio orientado

§ Criar um contrato de convivência social com as turmas, definindo normas e regras a serem seguidas por todos os envolvidos

§ Esclarecer a turma sobre O Regimento Escolar (direitos e deveres)

§ Ação conjunta : coordenação pedagógica, orientação educacional e direção ( Disciplina e Rendimento )

3. PROJETO - CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

· Promover o desenvolvimento profissional /pessoal e a otimização do processo ensino-aprendizagem

· Buscar soluções viáveis para os problemas específicos da nossa realidade

· Oportunizar os professores e funcionários a interagir diretamente com o grupo de colegas como palestrante, compartilhando vivências e experiências de cursos e capacitações , de sala de aula ou do seu setor de trabalho

4. PROJETO - ORIENTAR
· Construir um espaço de diálogo e confiança entre Escola e Família, Orientador com os Professores e Alunos

5. PROJETO - AÇÃO SOLIDÁRIA
· Vivenciar momentos de partilha

· Transformar ações isoladas em comunitárias

OBJETIVOS:
· Adoção de famílias carentes
· Campanha do Agasalho e de Alimentos
· Visita periódica ao Lar dos Velhinhos , ao Hospital São Vicente de Paulo e nas famílias necessitadas

6. PROJETO - FAMÍLIA ATUANTE
Promover / Oportunizar :

· Ciclo de palestras e debates informativas pertinentes à educação de crianças e de adolescentes

· Momentos de interação dos pais com os professores, coordenação pedagógica, orientação educacional e direção

· Desenvolver uma relação dialógica, de acolhimento e compreensão com os pais, para o crescimento e amadurecimento das relações Família – Escola, Pais e Filhos

· Criar uma Associação de Mães

7. PROJETO - BIBLIOTECA ESCOLAR DINÂMICA
· Oferecer, um ambiente acolhedor e atrativo, que desperte o interesse dos visitantes a leitura e ao desenvolvimento de ações criativas e inovadoras

ETAPA I – ATRAÇÃO
· Você Já Leu?
· Seu Talento é um Show
· Sacola da Leitura
· Momento da Leitura

ETAPA II – RECEPÇÃO
· Informatização / Internet
· Disposição e aquisição do Mobiliário no Ambiente


ETAPA III – PARTICIPAÇÃO
§ Criarte ( hora do conto, teatro, painel)
§ Autor Presente
§ Feira do Livro
§ Poesia na Praça ( repensar )
§ Conservação e Ampliação do Acervo
§ Campanha de arrecadação de livros

ETAPA IV – MANUTENÇÃO
§ Apoio dos envolvidos e parcerias

8. PROJETO - MEIO AMBIENTE
Por onde começar?

TEMA GERADOR
§ As Riquezas Naturais do Entorno (Conscientização e Valorização do Meio Ambiente)

OBJETIVOS
§ Estimular o estudo do entorno natural e as mudanças ocorridas pela ação do homem

§ Ações voltadas para a preservação e aproveitamento adequado do meio ambiente

§ Oportunizar aos participantes, acesso aos locais ecológicos, através de atividades diversificadas (plantio, reflorestamento, coleta seletiva, pesquisa, análise, debate, palestra, reciclagem , jardinagem, identificação da árvores, horta, trilha ecológica, cartilha ecológica, reorganizar as lixeiras do pátio e colocar lugares que ainda não existem, etc.)

§ Parcerias : PATRAM, EMATER, CORSAN, Secretaria do Meio Ambiente, Petrobrás, Instituições de Ensino Superior, Empresas da Região, Horto Municipal, ONG

9. PROJETO - ARTE EM VALORES: OFICINAS DE INCLUSÃO – DESCOBRINDO VALORES
§ O grande desafio no momento é resgatar e significar valores e hábitos saudáveis de vida

§ Fortalecer a auto-estima dos educandos, além de despertar talentos e incluí-los num contexto interativo e social

§ Despertar o interesse do aluno pelos estudos, trabalhando a emoção e a razão para a conquista do equilíbrio

§ Oficinas / grupos: dança, teatro, música, artesanato, jogos didáticos e brinquedos, xadrez e de Libras
10. PROJETO – ESPORTE COMO FORMA DE LAZER, RECREAÇÃO E SAÚDE
§ Promover e incentivar o convívio esportivo, recreativo e social

§ Oportunizar os alunos a participarem de atividades de iniciação desportiva e treinamentos

§ Participar de competições de diversas modalidades desportivas internas e externas à escola ( interséries, jogos escolares,amistoso )

§ Desenvolver o espírito de cooperação, de equipe, de disciplina e limites

11. PROJETO – ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
Desafio:
§ Oferecer condições necessárias aos alunos para o desenvolvimento das suas potencialidades

Necessário / Viável:
§ Implantação de salas temáticas

§ Propiciar formas de verificação de aprendizagem: Vestibular Simulado, Olimpíada da Matemática, Concurso de Redação, Artes, entre outras

§ Motivar os alunos a demonstrar suas habilidades e talentos, através de atividades extra-classe: jogos, teatro, música, dança, poesia, contos, etc...

§ Manter o projeto - Feira das Profissões

§ Organizar visitas e passeios a locais de estudo, feira de livros, museus, faculdades, centro cultural, pontos turísticos, órgãos públicos, entre outros

§ Oferecer teste de orientação profissional

§ Promover: Semana Cultural / Palco Livre

§ Seminário de estudos

§ Organizar um mural informativo (vestibular, ENEM, profissões, cursos técnicos, mercado de trabalho, PEIS, entre outros)

§ Visita a escolas que prestam atendimento a alunos surdos

§ Organizar a Semana dos Surdos, com apoio de entidades

12. PROJETO: SEMANA DO TÉCNICO DE CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
OBJETIVOS

§ Divulgar o curso técnico para a comunidade local e regional

§ Estimular à produção intelectual dos alunos, despertando o interesse à pesquisa e a participação nas mostras de trabalhos ( MEP / Globaltec )

§ Oportunizar aos alunos contato com autoridades e comunidade empresarial

Outras ações:

§ Viabilizar contatos para aquisição de recursos

§ Criação do Curso de Eletrônica

§ Seminário da Educação profissional

§ Rever o projeto “Automação da Escola”

§ Reativar o projeto “Economia de Energia Elétrica”


13. PROJETO: A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE ESCOLAR
§ “Adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento”
§ Maria Olyntho

§ Oportunizar aos professores, funcionários, alunos e pais acesso ao Laboratório de Informática e ao conhecimento e capacitação tecnológica

§ Promover a inclusão digital e social da comunidade escolar

§ Oferecer cursos de capacitação de Informática Básica à comunidade escolar

§ Estimular a criação de blog para cada turma

§ Atualizar a página da Internet da escola

14. SEMEANDO OPORTUNIDADES
§ CAPACITAÇÃO BÁSICA EM TÉCNICAS COMERCIAIS E

§ INFORMÁTICA

15. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
§ “A infraestrutura é essencial no desenvolvimento dos estudantes. A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a iteração com a comunidade também são importantes na Educação das crianças”
Thais Gurgel
Pátio
§ Melhorias no estacionamento: placas indicativas (entrada e saída para pedestres e carros, proibido entrada de pessoas estranhas ao recinto escolar, proibido animais, placas indicativas em datilológico)

§ Verificar redes de esgoto, e encanamentos (rever, organizar e enviar projetos, se necessário)

§ Calçada interna e externa (projeto ou parceria com órgãos públicos)

§ Reativar a pracinha infantil e pintura do saguão

§ Reforma do Bar ( licitação)

§ Organizar as quadras desportivas externa

§ Agilizar a obra de construção do muro da Rua da Lagoa

§ Repensar um local para os momentos cívicos e para o pavimento das bandeiras

§ Verificar a iluminação interna do ambiente escolar

§ Instalar placa de emergência e indicativas para os alunos surdos


Salas de aula e banheiros
§ Manutenção geral

§ Verificar as salas e o acesso entre elas agilizando melhorias ou reformas (telhado, janelas, piso irregular, colocação de aterro, melhoria nas calçadas, limpeza dos valos)

§ Solicitar, através de projeto uma área de proteção e permanência para os alunos em dias de chuva – prédio 2 (saguão coberto que poderá servir de local para evento)

§ Pavilhão de Esportes(melhorias nos banheiros, bebedouros, verificar vidros, janelas, telhado)

Prédio administrativo
§ Redimensionar o espaço físico, ampliar o banheiro térreo dos professores; verificar melhorias na cozinha; reforma do telhado (projeto para a SEC)

Laboratórios
§ Através de projetos e parcerias buscar recursos financeiros, manutenção e aquisição de materiais didático-pedagógicos e equipamentos de uso contínuo

§ Qual é o nosso referencial ? Educação de qualidade? Bem comum? Que escola queremos?

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura

Projeto Trem Bala

Projeto Coleção Olhar de Clio